sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dia 07 de Setembro- Independência do Brasil.


Independência do Brasil

O Brasil foi colonizado pelos povos de Portugal, tendo se tornado uma colônia portuguesa desde o seu descobrimento, onde o rei comandava tudo o que acontecia em nosso país.

Com o passar dos anos, os colonos começaram a lutar contra o governo Português, buscando se libertar do mesmo. Os impostos no Brasil eram caríssimos e o desenvolvimento de nossa terra acontecia lentamente, desagradando o povo.

Através de D. Pedro I, o príncipe regente que assumiu o governo do Brasil, as coisas foram mudando, pois todas as decisões tomadas por Portugal tinham que ter a assinatura dele, concordando com as mesmas.

Os portugueses, incomodados, tentam dar um golpe mandando que ele voltasse para sua terra natal para terminar os estudos, mas D. Pedro não aceita as ordens. Esse dia foi chamado de “dia do fico”.

A população estava agitada, exigindo uma atitude de libertação do Brasil contra o governo de Portugal.

Então D. Pedro I resolve acalmar os ânimos da mesma, visitando algumas regiões.


No dia 7 de setembro de 1822, quando estava nas proximidades de Santos, às margens do rio Ipiranga, proclamou a independência do Brasil. 

Alguns registros históricos relatam sua fala: “Brasileiros, as cortes de Lisboa querem escravizar-nos. De hoje em diante, nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais. Estamos separados de Portugal. Independência ou morte!”

Assim, tivemos o primeiro império, com D. Pedro no poder de 1822 a 1831.

O povo brasileiro recebeu essa notícia com muita festa, mas os portugueses que moravam no Brasil acharam ruim, motivo pelo qual várias lutas aconteceram entre os dois países.



Fonte: escolakids.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário