segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dia 11 de Outubro- Dia do Deficiente Físico

Olá amiguinhos!!

Vocês sabiam que no dia 11 de outubro é comemorado o dia do deficiente físico?
A pessoa com deficiência é aquela, assim como eu, tem alguma limitação para se locomover, ou para se comunicar.
Mas não é por isso que elas merecem menos respeito!  Devemos respeitar à todos! Deficientes, idosos, de outra cor, raça ou religião diferente à nossa! O preconceito não tá com nada!! 
Por isso, eu chamei meus amiguinhos para darem boas dicas de como devemos  tratar uma pessoa diferente, e dizer também que é só fisicamente que ela é diferente, igualzinho à você, meu amiguinho! Você é diferente do seu coleguinha: uns são mais baixinhos, outros mais gordinhos, uns magrelos, outros ruivinhos... Mas todos merecem respeito!
Essa é a Marcinha, ela é cadeirante, e cheia de estilo! Olha que linda a cadeirinha lilás dela!! Ela e o André irão nos dar dicas para a gente não fazer feio quando encontrarmos um deficiente! Prestem atenção, tá bom?
Nunca se apoie na cadeira de rodas de um cadeirante! A cadeira de rodas, é a extensão do cadeirante! Ele à usa para se locomover, e não para servir de encosto, carinho para carregar suas coisas, ou brinquedo! 
Nunca saia empurrando a cadeira de rodas, ofereça ajuda, e pergunte como fazer isso! Se você estiver conversando com um cadeirante, e o papo estiver bom, arrume um jeitinho de se sentar em um lugar que você fique da altura do seu amiguinho, assim a conversa ficará muito melhor!
A pessoa com deficiência mental, normalmente é muito carinhosa, alegre e comunicativa. Nunca o chame de "coitadinho" ou "doente". Trate-o com respeito!
A pessoa com paralisia cerebral é muito inteligente!! Ela sabe que é diferente! Ela tem gestos faciais involuntários , anda com dificuldades, às vezes, não anda. Vocês também podem ajudá-las, é só perguntar  isso à elas! Se vocês não entenderem o que elas falam (elas podem ter problemas de fala), é só pedir que elas repitam! Tudo com muito respeito, viu?


Minhas amiguinhas Pati e Luana também vão dar algumas dicas:
Quando você encontrar com um deficiente visual (cego), não precisa evitar de falar a palavra "cego". Eles não se ofendem com isso!! 
Ofereça ajuda quando vocês sentirem que há necessidade de ajudar, e pode perguntar qual a melhor forma de ajudá-lo! Para guiar uma pessoa cega, é só oferecer seu braço à ela! Diante aos obstáculos (escadas, degraus, buracos) é só avisá-las! É só ser claro e objetivo! Eles ficarão agradecidos!
Quando vocês encontrarem uma pessoa com deficiência auditiva (surda) nunca gritem com ela!! Elas não vão te ouvir, além de ser falta de educação!!! Fale claramente e de frente para ela. É importante que ela veja sua boca (alguns conseguem fazer leitura labial). Se ele estiver acompanhado de um intérprete, fale diretamente ao surdo, e não ao intérprete.
Se vocês encontrarem uma pessoa usando muletas, ofereça ajuda, e pergunte como ajudá-los! Preste atenção no ritmo da pessoa! E cuidado para não tropeçar nas muletas!!
A mais importante de todas as dicas: trate todo mundo com respeito!!
Afinal, a diferença está apenas na forma de andar, ou de se comunicar!! O que importa mesmo é o que a pessoa é : devemos olhar para todos com os olhos do coração!! 

Um grande beijo, amiguinhos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário