domingo, 14 de outubro de 2012

Dia do Mar - 12 de outubro.


Olá pessoal! Estou aqui com a Bia para falar sobre o dia do mar! Pois é!! No dia 12 de outubro é comemorado o dia do mar!
Quem nunca foi à praia e, ao olhar para o mar, não ficou curioso para saber o que tem lá dentro? Quantos animais existem, qual o tamanho do mar?
O mar é uma grande fonte de alimento, energia, emprego para diversas pessoas.
Os oceanos guardam 90% de toda a água do nosso planeta, e são divididos em três partes: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e o Oceano Índico.




São tantas espécies diferentes! Uns tão coloridos, outros estranhos, engraçados, lindos, e alguns assustadores, como o tubarão!
Eu não gostaria de encontrar um desse aí na minha frente!!
Dá muito medo, não é mesmo?
-É só a gente não mexer com eles, Vini, que nada de mal acontecerá!
-Você é muito corajosa, Bia! E tem toda a razão! Afinal eles estão no habitat natural deles! Nós temos que respeitá-los!  


 Quando pensamos em recursos que o mar nos traz, logo lembramos da pesca, das praias que geram o turismo, a diversão,o mergulho, e que ele serve para que os navios trafeguem e transportem mercadorias de todo lugar do mundo! Mas o mar nos traz riquezas ainda maiores! É de lá que vem alguns materiais para fabricação de remédios, tintas, xampus entre tantas outras coisas! 
Além da exploração do petróleo e de recursos minerais! O mar é responsável por gerar muitos empregos!!

 É importante também lembrarmos do grande recurso humano e cultural que se desenvolve ao longo da costa marítima. Cada lugar com uma cultura e seus artesanatos para nos apresentar!
Em muitos lugares, esses recursos estão ameaçados por falta de planejamento na ocupação e nas ações das atividades nas zonas costeiras. Deve-se respeitar o mar!! A época certa para pesca de cada espécie, para que o mar continue nos proporcionando tudo isso!! Beleza, biodiversidade, sustentabilidade, e grandes riquezas!!!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário