terça-feira, 13 de novembro de 2012

DIA DA BANDEIRA- 19 DE NOVEMBRO



Dia da bandeira

A bandeira do Brasil é um dos símbolos do nosso país.
A bandeira nacional que nós conhecemos hoje foi apresentada ao povo brasileiro no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, isso foi feito para marcar a nova fase que o país estava vivendo, e desde então, nós comemoramos o Dia da Bandeira.

O modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, e desenhada por Décio Vilares.

Cada cor tem um significado: o verde simboliza nossas matas, o amarelo as nossas riquezas, o azul o nosso céu, o branco a paz, e as estrelas representam os Estados do nosso País. A frase escrita no centro da bandeira “Ordem e Progresso”, representa a arrancada concreta e irreversível para o desenvolvimento que nasceu com os ideais da República.

Existem regras para que a nossa bandeira seja hasteada:
Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e ser arriada ao fim da tarde.
A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que esteja bastante iluminada.

Você sabia:

Que uma bandeira em mau estado de conservação não pode ser hasteada? É verdade! Ela deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro.
Que a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília? Caso precise ser substituída, ela só pode ser arriada quando uma nova for hasteada.
Em alguns lugares a bandeira deve ser hasteada todos os dias? Esses são os lugares: palácio da Presidência da República; residência do presidente da República; Congresso Nacional; nos ministérios; no Supremo Tribunal Federal; nos edifícios-sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; em repartições consulares; em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira; etc.
Que não é permitido hastear bandeira de outro país em terras brasileiras se ao lado não estiver a Bandeira Nacional de igual tamanho posicionada ao lado direito desta bandeira? A exceção é só para as embaixadas e consulados.

Fonte: IBGE Teen. 

2 comentários: