terça-feira, 13 de novembro de 2012

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA- 15 DE NOVEMBRO.


Foi na manhã de 15 de novembro de 1889, que o Marechal Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra e declarou o fim do período imperial no Brasil, e o início do período republicano.

CURIOSIDADES:

REPÚBLICA é uma forma de governo, onde o principal objetivo é atender aos interesses dos cidadãos. O povo é quem elege seus governantes. É o tipo de regime mais democrático, e é o que usamos hoje no Brasil.
Antigamente, entre os anos 1822 e 1889, o Brasil era um país onde o regime usado era o monárquico. Tivemos dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.
Mas esse regime ficou desgastado, pois não atendia as necessidades do povo. 
Houve muitas tentativas de mudanças. Teve a Inconfidência Mineira, onde Tiradentes acabou sendo preso e enforcado, lutando pela liberdade do povo. Depois, em Pernambuco, houve a Confederação do Equador, onde um grupo revolucionário lutou contra o imperador. Essa luta durou apenas quatro meses, e também teve prisões e mortes dos manifestantes.
Em 1836, lideres do Rio Grande do Sul também lutaram contra o imperador na Revolução Farroupilha, mas também foram derrotados, e a monarquia continuava vigorando no nosso país.
Houve muitas derrotas, e a insatisfação do povo estava cada vez maior. Mas aconteceu um fato que ajudou nosso país a se libertar da monarquia. Os fazendeiros não estavam contentes com a abolição da escravatura e foram exigir indenização do imperador. O imperador foi ficando cada vez mais isolado. Até os militares, aos poucos, foram se revoltando contra o império.
Para que Proclamação da República acontecesse, foi necessário que muitas pessoas lutassem por isso.
Mas, quem começou de fato, a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Quem proclamou a República e pôs o fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca, ele era muito importante no exército. 
Foi difícil Benjamim convencê-lo, pois o Marechal Deodoro era amigo de Dom Pedro II. 
O Marechal Deodoro concordou com o fim da monarquia no dia 11 de novembro daquele ano.
E foi na manhã do dia 15 de novembro de 1889 que ele, o Marechal Deodoro da Fonseca, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, e declarou o fim do período imperial, e o início do período republicano. 
Dom Pedro II estava em Petrópolis, e retornou para o Rio de Janeiro. Ele pensou que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério, mas no dia seguinte, ele recebeu um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior. 
Entre os anos 1889 e 1930 o governo foi uma democracia constitucional e a presidência se alternava entre os estados dominantes da época, que eram São Paulo e Minas Gerais.



Fonte: Guia dos Curiosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário