quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cuidado com a dengue!!!


-Puxa Vini! Soubemos que você ficou doente, e por isso não vai poder sair para brincar com a gente.
- É verdade, Biel. Eu estou com dengue.
-Nossa!!! Como você pegou dengue?

- Eu não sei direito, Jhony. Ontem eu acordei com febre e com pintinhas vermelhas espalhadas pelo corpo todo. A minha mãe me levou ao médico e ele falou estou com dengue.



-Vini, o quê aconteceu com você? Você está bem?
-Estou bem melhor, Suzaninha. Ontem eu estava mal. Eu estava com muita dor de cabeça, dor nos olhos, me sentindo fraco e cheio de pintinhas vermelhas pelo corpo.
-Coitadinho!! Você está com dengue!!
-Estou sim, Estelinha.
-Vini, você tem que fazer muito repouso, beber muito líquido e se alimentar direitinho, só assim você vai ficar bom!
-Ahh Duda!!! Mas eu não sinto fome!!
-Mas você tem que se alimentar, mesmo sem fome! É para o seu bem, Vini! Queremos você bom logo!

-Pode deixar, Suzaninha!



-Como foi que você pegou dengue, Vini?

-Acho que foi no fim de semana, Suzaninha. Eu estava brincando de soltar pipa lá no campinho, foi logo depois daquela chuva, e tinha um monte de lixo espalhado por lá! 



-No outro dia eu acordei com febre e cheio de pintinhas vermelhas espalhadas pelo corpo. Minha mãe me levou no Doutor Idalgo, e ele me falou que era dengue. Passou um remédio, e falou que eu tinha que ficar de repouso e beber muito líquido. 



-A minha mãe está cuidando de mim direitinho!

-O Vini é um bom garoto! Logo estará bom para poder brincar com vocês!!



-Amiguinhos, vamos descobrir onde esse mosquito malvado está colocando seus ovinhos, e vamos acabar com a dengue!!
Vamos reunir toda a turminha e fazer uma grande limpeza em nosso bairro! Assim estaremos exterminando a dengue!!



-Vamos fazer panfletos explicando como que podemos nos prevenir contra essa doença! Prevenção é a melhor forma de nós combatermos o Aedes Aegypti (mosquito da dengue).
O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. São as fêmeas que transmitem à dengue.

Esses mosquitos costumam picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.Vamos mostrar para todo mundo como é que se acaba com a dengue!



O mosquito da dengue não gosta de limpeza! Mantenha seu banheiro bem limpinho! Nada de água parada dentro do Box! E mantenha a tampa do vaso fechada se você não for usá-lo por períodos prolongados.

Lembre-se: se for viajar deixe tudo bem sequinho e limpinho!


A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia, pois é na água parada que as fêmeas colocam seus ovos para se reproduzirem. Existem plantas que costumam acumular água entre suas folhas, como as bromélias. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.


Mantenha o lixo sempre bem fechado e fure as latinhas quando for jogá-las fora.


Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar. Elas devem ser bem lavadas com água e sabão pelo menos uma vez por semana.




Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).



Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água.



Sempre que chover devemos retirar qualquer poça d’água que fica no nosso quintal. Elas servem para os mosquitos se reproduzirem.


E para quem tem piscinas em casa, fica à dica:  As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas.



Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água. Eles devem ser guardados em locais cobertos, bem longe da chuva.


Não deixar água acumulada sobre a laje da sua casa, nem deixe  água parada nas calhas. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.




Coloque água sanitária, cloro ou outro desinfetante semanalmente, nos ralos de sua casa. 



Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada.


Trate bem os agentes de saúde. Eles estão ajudando no combate contra a dengue. 


Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.  Com todas essas medidas de prevenção, duvido que esse mosquito irá resistir!!


-Hoje já estou muito melhor!
-Que bom Vini!!  O doutor Idalgo e eu estamos muito felizes!

-É verdade!!! Agora você já pode ir brincar! Seus amiguinhos fizeram um ótimo trabalho no combate a dengue! 


- Mais rápido Vini!!! Toda a turminha está nos esperando para comemorar o fim da dengue!!!
-Dengue nunca mais!!!
          
                                                                       Fim.


8 comentários:

  1. Essas ilustrações são uma ótima maneira de ensinar as crianças (e os adultos também)!

    Bom fim de semana, amiga Suzaninha!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha amiguinha Fe!!!!!


      É sempre muito bom vê-la aqui!!!

      Um excelente fim de semana pra você também!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  2. Olá,

    Primeiramente quero agradecer sua visita em meu blog, obrigada!
    E fiquei muito feliz em te ver por lá, pois assim tive a oportunidade de conhecer seu lindo trabalho e belo blog, amei! Parabéns!
    Essas ilustrações é você quem faz???
    Se sim, parabéns!

    Até mais!

    P.S. Como seria essas parceria entre nossos blogs??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!

      Estou muito feliz com sua visitinha!!! Adorei o seu blog, viu??
      Eu quem faço os desenhos e as historinhas!! :)
      Obrigada!!

      Até mais!

      Ah...deixei recadinho pra você lá no seu blog explicando sobre a parceria!!! Beijinhos!!!!

      Excluir
    2. Olá,

      Prontinho... Já levei seu banner para meu blog!
      Beijinhos e até mais!!

      Excluir
    3. Ficou muito legal!!! Adorei!!!


      Bem-vinda!!!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  3. Oi, Suzaninha
    Ficou ótimo essa maneira de ensinar, com historinhas ilustradas,adorei!
    Anotei seu e-mail , tá bom?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty!

      Muito obrigada pelo carinho!!

      Então tá!! Assim poderemos manter contato! ;)

      Beijinhos!!

      Excluir